Eu sei que ele tem vários fãs por aí e que esses fãs são chatos. É o princípio do Los Hermanos. Você não chega a querer escutar a banda porque os fãs são tão insuportáveis que você acaba transferindo seu ódio para os músicos.
Mas, ao contrário do Los Hermanos, se você conseguir superar essa dificuldade e começar a ouvir Raul Seixas, vai perceber que ele é muito bom.
Pra ajudar você nessa luta, vou listar aqui alguns dos motivos que fazem com que ele mereça sua atenção.
1) Raul Seixas é autêntico.
Ok, você pode não gostar do cara, mas não dá pra negar que as músicas dele eram feitas por ele e sobre ele.
Por isso, os discos dele têm um sentido, ou um clima que toma conta da maior parte das canções. Ao contrário de um cantor sertanejo, você não o vê reclamando de uma traição e na música seguinte falando que pegou todo mundo na balada.
Ele também não sofre da Síndrome de Dinho Ouro Preto, que tem 50 anos e fica cantando musiquinhas sobre estar bêbado na balada atrás das menininhas, só porque alguém falou que é isso que a maioria do seu novo público de 15 anos quer.
As músicas do Raul sempre foram feitas para ele mesmo, sem se preocupar em agradar ao público. Talvez, exatamente por isso, agradasse ao público.
Ele é coerente com o que está cantando, embora muitas vezes cante coisas que não fazem sentido nenhum.
2) Ele foi o melhor momento da carreira do Paulo Coelho.
E você pode nem gostar do Paulo Coelho, mas a dupla que ele fez com Raul era incrível e foi responsável por algumas de suas melhores músicas. Ele também foi um dos responsáveis por aproximar Raul de filosofias diferentes, extra-terrestres e outros assuntos que serviram de base para dezenas de boas músicas no futuro.3) O Lado B é melhor que o Lado A
Se você não gosta do que conhece do Raul Seixas, fique tranquilo. Provavelmente você escutou Maluco Beleza, Tente Outra Vez, Sociedade Alternativa e mais um ou dois “clássicos”. Mas acredite, as melhores músicas, que traduzem melhor o que ele sente e pensa, são as menos conhecidas. Ali você encontra o Raul irônico que tirava sarro do Belchior, como em Eu também vou reclamar, em que ele pede para si o direito de ser o cantor reclamão do Brasil.
Vai conhecer sua relação difícil com a religião em Eu sou egoísta e Paranóia, em que ele se sente acanhado com o que fazia no banheiro porque tinha a impressão de sempre estar sendo observado por Deus.
4) Ele salvou a carreira do Chitãozinho e Xororó.
No começo da vida, quando não era fácil ser cantor sertanejo e Chitãozinho e Xororó ainda lutavam pra ter uma carreira e trabalhavam como cobradores de ônibus, eles quiseram desistir. Um dia, saíram no carro de um deles, um Fusca, e foram conversar sobre o fim daquele sonho e a chance de ignorar tudo isso e continuar a vida sem serem cantores. Quando tinham decidido parar com tudo, ligaram o rádio e estava tocando Tente Outra Vez. Eles ouviram em silêncio e ao fim da música decidiram que iam tentar mais uma vez. Levaram a fita com suas músicas em mais uma gravadora e foram aceitos. E depois, viraram o que são hoje. Ponto pro Raul Seixas.
5) Rock e baião em 1970. E você achando que os Raimundos eram super inovadores.
Ele misturou rock com baião muito antes do Raimundos pensar em existir e bem antes de qualquer banda bosta do Superstar se achar moderna por usar cavaquinho com distorção. Ouça Rockixe e Let Me Sing pra entender o que estou dizendo.
6) Raul Seixas era capaz de traduzir sentimentos que perseguem a humanidade até hoje.
Ele tinha sensibilidade para falar sobre coisas que afetam nossa geração hoje, mais de 30 anos depois que algumas dessas músicas foram escritas.
Em Sapato 36, ele fala sobre a influência e força dos pais nas nossas escolhas. Na música, ele trabalha a metáfora de que calça 37, mas o pai dele lhe dá um sapato 36, que ele usa, mesmo com dor.
Em Ouro de Tolo conta sobre a nossa busca desenfreada pelo sucesso e o dinheiro, deixando muitas vezes que isso seja mais importante que curtir a vida ou ser feliz, tornando as pessoas tristes e chatas.
Em Que Luz é Essa, fala sobre a esperança das pessoas de que uma resposta imediata chegue do céu pra esclarecer tudo, com uma passagem que representa muito do que vivemos hoje: Vem provar que nunca é tarde/vem mostrar que é sempre cedo/que pra todo pecado/ sempre existe um perdão/ não tem certo nem errado/ Todo mundo tem razão/ e que o ponto de vista é que é o ponto da questão.
Por fim, ouça a música Cantar, em que ele faz um pequeno apanhado de tudo que já fez na carreira musical e termina com a frase que talvez melhor represente o que ele fez em vida: Cantar tudo que vier na cabeça/ eu vou cantar até que o dia amanheça / eu vou cantar, tocar
Divirtam-se.
Fonte: Bau dos Raul'S com revistacarneseca.com
Comentários
Postar um comentário